Coordenador : Iomara Barros de Sousa
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 389830.2201.301234.23022023
Departamento/Setor: DGP
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Professores de Geografia atuantes como regentes de turmas no Ensino Fundamental II em escolas públicas municipais de Mangaratiba/RJ.
Local de atuação: Laboratório de Informática da Sda Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SMEEL) de Mangaratiba/RJ, bem como via plataforma Google Meet.
Objetivo
O objetivo deste projeto é disseminar ações didáticas utilizando base para maquete e mapas produzidos pelos docentes de Geografia no Quantum GIS (QGIS) com apoio do Google Earh Pro para o estudo do espaço geográfico mangaratibano. Para tanto a investigação realizará um curso de formação continuada denominado de GEOPALM II (Geotecnologias na palma das mãos) direcionado a 16 professores de Geografia que ministram em classes do 6º ao 9º ano na rede pública municipal de Mangaratiba/RJ. Objetivos específicos: - identificar as práticas cartográficas dos professores de Geografia em classes do 6º ano ao 9º ano; - preparar um banco de dados geográficos integrando aspectos físico-naturais e socioeconômicos do município de Mangaratiba em arquivo shapefile (shp); - construir o guia didático do curso GEOPALM II com discussões teóricas relacionadas aos princípios básicos de Sensoriamento Remoto e noções básicas de Geoprocessamento, bem como o passo-a-passo das oficinas pedagógicas referentes ao uso do Google My Maps, Google Earth Pro e QGIS; - realizar o curso por meio de encontros presenciais, remotos via Google Meet, atividades assíncronas, bem como tutorias para a construção da atividade final proporcionando aos docentes ampliar e/ou construir conhecimentos cartográficos, bem como noções básicas de Sensoriamento Remoto e SIG possibilitando-os elaborar seus próprios materiais cartográficos sobre ao espaço geográfico mangaratibano e em outras escalas geográficas; - refletir sobre parceria entre a universidade e a escola pública por meio da formação continuada docente em serviço como forma de apropriação do QGIS para melhorar a qualidade das aulas de Geografia.
Resumo
O objetivo deste projeto é disseminar ações didáticas utilizando base para maquete e mapas produzidos pelos docentes de Geografia no Quantum GIS (QGIS) com apoio do Google Earh Pro para o estudo do espaço geográfico mangaratibano. Para tanto a investigação realizará um curso de formação continuada denominado de GEOPALM II (Geotecnologias na palma das mãos) direcionado a 16 professores de Geografia que ministram em classes do 6º ao 9º ano na rede pública municipal de Mangaratiba/RJ. A metodologia adotada é a pesquisa-ação pedagógica PAPe (Pesquisa-ação pedagógica) com o intuito de oportunizar aos docentes elaborar seus próprios materiais cartográficos para trabalhar a construção do conhecimento geográfico a partir da escala local dos estudantes. A carga horária do curso será de 120 horas distribuídas em 40 horas (encontros presenciais e remotos) e 80 horas (tutoriais individuais para produção da atividade final) dividida em 4 módulos: Módulo I. Noções básicas de Geotecnologias; Módulo II. Noções básicas de Google Earth Pro; Módulo III. Fundamentos de Geoprocessamento_Introdução ao QGIS; Módulo IV. Geotecnologias na sala de aula. Serão realizadas oficinas pedagógicas presenciais e síncronas com o Google Earth Pro e o QGIS, tutorias no formato remoto, bem como haverá a elaboração de um guia didático. Como forma de avaliação do curso, cada participante deverá desenvolver uma proposta de atividade cartográfica com QGIS e aplicar em uma turma onde leciona na rede; posteriomente, deverá redigir um relato de experiência. Espera-se empoderar os professores para serem protagonistas nas atividades cartográficas em sala de aula.